Re: NTP

Olá

Acesse o link do CAIS no site da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)

http://www.rnp.br/cais/ntp/

Lá você vai encontrar uma lista com todos os servidores NTP "stratum 2" da
rede RNP denominados de PoPs (Pontos de Presença).

Instale o pacote "ntpdate" e configure seu arquivo
"/etc/default/ntp-servers" com, por exemplo, um servidor no Paraná e o outro
em Brasília.

NTPSERVERS="ntp.pop-pr.rnp.br ntp.cais.rnp.br"

Não esqueça de liberar a porta "123" no firewall, e coloque no cron para
atualizar a cada uma hora por exemplo.
Você pode colocar no cron o comando /etc/init.d/ntpdate".

Para gravar o horário na BIOS use o comando:  hwclock --systohc --utc

Acesse o link http://www.debian.org/doc/manuals/system-administrator/ , nele
você encontrará mais informações a respeito do NTP.

Caso queira ser o servidor NTP da sua rede, instale o pacote do servidor
"ntp" e aponte no arquivo "/etc/ntp.conf"
os mesmos servidores acima. Tornado assim o seu servidor num "stratum 3".

Caso sua rede tenha estações Ruindows, utilize o programa NetTime que se
encontra no site:

http://nettime.sourceforge.net/

Até mais

Erico Rolinski