nada de disquete no meu Debian

Olá pessoal, estou com um problema estranho aqui,
eu não estou conseguindo gravar nem ler informações nos drives de disquete que tenho em minha máquina aqui no trabalho e em casa, as duas rodam Debian Woody com kernel 2.4.18-bf2.4 e se eu monto um disquete vfat e gravo arquivos nele,
se vou ler numa máquina windows aparece um diretório com nome öööööööö.ö com coisas deste naipe dentro dele, ontem tive de transportar uns arquivos pra casa então eu fiz o seguinte:

peguei um disquete pré-formatado (vfat) coloquei numa máquina windows (bleargh !) aqui na rede, compartilhei o drive de disquete, montei a unidade aqui no Debian, copiei o que precisava e desmontei, cheguei em casa montei o disquete no Debian e voilá!!! arquivos malucos !
Pensei, os dois drives estão com problemas, pra tirar a dúvida dei boot no Windows e li o disquete - perfeito os arquivos estão lá normalmente, ou seja o Debian está fazendo algo errado com a manipulação dos disquetes, o estranho é que não é problema no VFAT pois eu leio minha partição Windows normalmente, não tenho a menor idéia do que seja, o estranho é que eu tenho a impressão que isto passou a ocorrer depois de alguns apts-upgrades (pode ser só impressão) mas não sei nem por onde começar, se alguém já passou por isso e/ou tem alguma solução eu agradeceria muito.

ps: com disquetes ext2 também ocorrem coisas estranhas

segue meu fstab

# /etc/fstab: informações estáticas do sistemas de arquivos.
#
# <Sist. Arq.>	<Ponto Mont.>	<tipo>	<opções>			<dump>	<passo>
/dev/hda4	/		ext3	defaults,errors=remount-ro	        0	      1
/dev/hda3	none		swap	sw			                        0             0
proc		/proc		proc	defaults			                    0             0
/dev/fd0	/floppy		auto	defaults,user,noauto		           0             0
/dev/cdrom	/cdrom		iso9660	defaults,ro,user,noauto		   0             0
/dev/hda2	/boot	ext3	defaults			                         0             2
/dev/sda1       /scsi   ext3    defaults                                                  0             0
/dev/hda1       /engenharia ext3 defaults                                           0             0

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br