problemas com ASUS

Nao consigo fazer com que meu HD ATA100 funcione a contento
A placa mae e uma ASUS modelo A7V266-c tem 256m de RAM DDR
Segundo o log de inicializacao tem um problema com a PONTE PCI HOST BRIDGE,
analisando melhor eu vi que o prblema esta no chipset da VIA.. nao
existe \"driver\" pra ele e entao o HD trabalha numa velocidade ridicula
Fui no site da VIA e so tinha patches para algumas distribuicoes..experimentei
em um conectiva 8 que tenho e o problema continuou
Algeum ja sofreu com algo parecido???
em tempo a taxa de transferencia dada pelo HDPARM e cerca de 2,58m/s e qndo
otimizo o hdparm pra funcionar a 66m/s ele da u erro dizendo que houve falha
de segmentacao

Sinistro nao???