Re: placas de rede

On Fri, 15 Nov 2002 01:58:48 -0200
fapec@petrobras.com.br wrote:

> Há a possibilidade de se utilizar duas placas de fax-modem, em duas
> linhas telefonicas distintas, e trabalhar a conexão com a internet de
> forma integrada. Isto é, ao fazer download de arquivos ou páginas
> obtermos uma desempenho dobrado? ;-)

[O seu subject não é muito apropriado o eu não entendi a pergunta.]

A resposta rápida é: não pode ser feito.

Se o seu provedor de Internet é o mesmo em ambas as linhas e se ele
cooperar, há várias técnicas. A mais simples é provavelmente usar a
opção equalize no ip(8) sobre uma rota `multi path' (usando `nexthop'
duas vezes). Isso requer um kernel 2.4 e o provedor precisa aplicar um
NAT (snat e dnat) para ambos os endereços fonte.

Mas temo que não é o seu caso, se você diz que quer uma conexão à
Internet, pois provavelmente o seu provedor não vai cooperar (e se ele
cooperasse, pode que uma ISDN ficaria mais econômico. Nota que as ISDN
costumam ter uma latencia muito melhor que os modens). Embora existem
técnicas para usar várias rotas default para incrementar a largura de
banda, não parecem ter muito sentido com modens de 56kb/s.

O motivo é que cada modem vai mandar um pacote IP com um endereço de
remitente diferente. Mas para aumentar o throughput em uma e a mesma
conexão, é preciso poder mandar tantos pacotes por um que pelo outro
modem. Isso é uma situação com que o servidor remoto não poderia lidar
nunca, pois não dá para saber ele o endereço para onde mandar as
respostas.

A cooperação do provedor consiste em re-unificar as duas linhas em
uma, assim que os parceiros das conexões de novo só vem um endereço
remitente para onde responder. Caso de não ter esta cooperação, você
precisa usar sempre o mesmo modem para uma e a mesma `conexão' (não
necessariamente no sentido TCP). Como isso normalmente depende do
estado do cache de rotas no kernel, a apertura de largura de banda só
vem com muitas rotas diferentes: mesmo duas conexões diferentes ao
mesmo servidor não podem usar o segundo modem. Para obter um balanceio
de carga aproximadamente igual, você precisará de muitos usuários o
que duas vezes 56kb/s não vão permitir.

Pensando em custo final, acho que você quer uma ISDN.

--
Christoph Simon
ciccio@kiosknet.com.br