Re: configurar teclado us-acentos no xfree 4.1

Além de re-configurar os xfree86, tenho tido bons resultados com:

dpkg-reconfigure console-data

e daí, nos menus, escolher o teclado que se está usando, depois
pt_BR tanto no menu de codificação de caracteres quanto no menu
de locales (uso pt_BR ao invés de C que é o default). Não me lembro
direito se foram só estes passos e nem a ordem, mas os menus são
auto-explicativos.