Re: LVM ou RAID

On Wed, 6 Nov 2002 08:11:16 -0600
"Barbosa, Carlos" <Carlos.Barbosa@LSGSkyChefs.com> wrote:

> Tenho uma máquina com 15 HD SCSI (Compaq PROLIANT 2500 com Storage) e
> estou em dúvida entre LVM e RAID. Quando usar um ou outro ?

Vai depender da necessidade. Por exemplo se eu quisesse apenas ter bastante espaco pra armazenamento, sem levar em conta a performance e/ou integridade dos dados eu optaria pelo LVM, pois teria como crescer o volume sem ter que desmanchar tudo e fazer de novo, como no caso do RAID0 que se voce tiver uma arranjo totalizando 30GB e quisesse por mais 10, teria que desmanchar tudo e fazer de novo.

RAID eu soh usaria se precisar de algo pra manter a integridade dos dados, usando RAID1 (espelhamento) ou RAID5 (paridade).

O RAID0 (striping) ficaria de forma semelhante ao LVM, mas teria o problema que citei acima, mas em compensacao voce teria altos ganhos de performance de I/O (o LVM faz striping tambem, apesar de eu nunca ter usado).

Pode-se tambem fazer um misto de RAID com LVM. Eu mesmo fiz um volume utilizando um arranjo RAID0 (hardware, nao sei se por software funciona) junto com um disco SCSI isolado.

Bem, nao sei se fui muito claro na explicacao... eh o sono pos-rango (e nao foi em doses homeopaticas como comida de aviao) :))).

Qualquer coisa dah um grito que a gente escuta.

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     |