Mouse optico ps2

Troquei meu falecido mouse serial por um ps/2 e comecei a passar por
um calvário. Mudei no /etc/X11/XF86Config-4 o device para "/dev/psaux".
O mouse novo passou a funcionar mas com um comportamento errático
MUITO irritante. De vez em quanto ele salta para o canto inferior esq.
da tela e dispara uma seqüência de eventos como cliques esq. e direitos.
Isso atrapalha o trabalho a ponto de inviabilizá-lo. Tentei outros
"protocolos" no XF86Config-4 ("PS/2", "Auto", "IntelliMouse",
"ExplorerPS/2") porém um é mais trágico que o outro (mouse desaparece,
fica saltando erraticamente, não se mexe etc).

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a "aquietar" o mouse, que
_quase_ funciona a contento.
Até já estou abrindo mão dos recursos dele (roda de rolagem, 3o botão etc).

Dados:
Debian woody (atualizado pra testing), Xfree 4.1, mouse óptico ps/2
"Great Eye" Bright (ching-ling).

Obrigado
Cláudio
Yahoo! Encontros
O lugar certo para encontrar a sua alma gêmea.
http://br.encontros.yahoo.com/