Arquivo .rc não é lido pelo meu usuário

Olá pessoal,
estou com um problema que eu não sei se pode ser considerado Off-Topic nesta lista.
O que acontece é que eu estou fazendo um programa usando GTK1.2 no meu Debian Woody e ele faz uso dos arquivos de recursos (.rc) pra definição de algumas fontes de texto usadas na interface, o problema é que não sei o que instalei (instalei muita tranqueira) mas de um tempo pra cá quando executo o programa no meu usuário normal ele não lê este arquivo (sei lá, lê mas não interpreta), após conferir o programa (já que não tinha mudado nada, não tinha porque ser problema no programa) eu resolvi fazer um experimento : copiei o arquivo de recurso para o mesmo lugar só que dentro do /root (tenho que fazer isso porque ele procura a partir do HOME do usuário corrente) e então rodei meu soft como root, e então funcionou direitinho !
Fiquei encafifado pois as permissões de todos os arquivos estão condizentes (botei tudo em 777) mas então pensei que poderia ser alguma configuração do meu usuário, acabei de fazer uma experiência que funcionou : movi TODOS os arquivos ocultos (exceto os do meu prog) do meu usuário para um diretório temporário e rodei o programa, funcionou direitinho !

Agora minha pergunta é: que arquivo de configuração (desses ocultos, tem uma infinidade !) pode estar influindo ? Algum do Gnome ?

Qualquer dica é muito agradecida.

PS.: estou usando o Gnome 1.4

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br