Re: Controle de SPAM

Em Qui, 2002-10-10 às 11:53, jonas.fagundes@mail.com escreveu:
> synthespian,
>
> Obrigado, li o artigo e é realmente interessante.

Olá --
	De nada. Também acho :-)
	Vai ser passada uma Lei na Câmara Federal obrigando todas as crianças
acima de 5 anos a entender análise bayesiana.

> No fim do artigo tem link para softwares que implementam filtros
> bayesianos, incluindo o ifile.
>
> http://www.paulgraham.com/filters.html
Paul Graham é um gênio. Quem conhece, gosta.:-]

> Pessoal, achei interessante o bogofilter, criado em c pelo Eric Raymond, é GPL
> e já está na unstable.

	Grande dica.
	Ou seja, acho que a mensagem é: *existem várias opções de filtragem*.
Se Paul Graham e Eric Raymond são "garantias de qualidade", então parece
ficar claro aqui uma certa preferência de pessoas inteligentes por
filtros bayesianos (embora o argumento de Paul Graham tenha sido
criticado em bases estatísticas no *não* sendo bayesiano - anyways, o
ifile não é do PG) ao invés de baseado em regras.
	Idealmente, conduziríamos testes desses filtros e faríamos a
*estatística* dos resultados...hmmm...idéias...

> Ainda não testei. Estou usando o woody.

	O bogofilter tem as seguintes dependências:
	libc6 (>= 2.2.5-13) GNU C Library: Shared libraries and Timezone data
[depends]
	libdb4.0 Berkeley v4.0 Database Libraries [runtime]

	Alguém saberia explicar se haveria problema com essas bibliotecas no
Woody? Mais precisamente, sobre a versão da libc6. Por "problemas" quero
dizer "cronicamente f****o."
	Imagino que a escolha pela BerkeleyDB poderia ser resolvida usando
outro programa de banco de dados, se fosse o caso.

[ ]s
synthespian ainda acha qe o melhor para as pessoinhas é filtrar no
servidor - é pago mesmo :-)

PS: Notinha sobre SPAM: é sempre bom, saudável e refrescante, com hálito
de menta, escrever para abuse@provedor no Brasil, caso detecte algum
spammer. Hoje um do Terra tomou um relatório. Vai falir, espero.
--

(defun foo-l (byte)
     (cond ((null byte) nil)