configurar video ati rage

Meus amigos,

perdoem-me se estou sendo chato, mas estou quase desistindo...
Tenho tentado seguidamente colocar para funcionar o servidor XFree86 (4.1)que veio no pacote Debian 3.0 - Woody, sem sucesso! Minha placa de video e uma ATI RAGE 128 - AGP. Veio numa maquina HP - Pentium 4. Ela possui tres slot PCI, que estao vazios. A unica placa espetada na maquina e a placa de video. A placa de som e de rede sao on-board. Estou configurando o servidor X, atraves do xf86config. Ja carreguei os modulos agpgart, como o r128. Ja recompilei o kernel (2.4.18) com o item AGP e interface PCI, bem como o ATI RAGE 128. Nada funcionou... Meu amigo tem a mesma, repito, a mesma maquina, so que com o Conectiva e o XFree86 (4.2), funcionando perfeitamente! Dei um "scanpci" nas duas maquinas sendo que a dele informa perfeitamente "ATI RAGE 128", na minha informa apenas
ATI e modelo desconhecido.
No LOG do Xfree86 e informado que nao foi encontrado nenhum dispositivo compativel com o driver "ati" (no server found - PCI 0:01:0). Parece que o XFree86 tambem faz um "scanpci" e como nao recebe informacoes detalhadas (como da maquina do meu amigo) da placa de video ele nao aciona o servidor.Cabe ressaltar que hoje desinstalei o Debian e instalei o RH 7.2 e na hora ele reconheceu a placa. Gente! Desculpe a chatice... Preciso instalar o Debian, logo conto com a gentileza e a paciencia.

Obs: Pesquisei no historico da lista, mas (aparentemente) nao encontrei nada!
--
Jose Marcio de  Souza Araujo