coisas estranhas do debian

existem umas coisas no debian que eh meio dificil de entender e muito
menos aceitar. apenas para citar um caso que acaba de acontecer comigo:
instalei o snort (.deb). ate ai beleza, instalou legal, criou o
diretorio /etc/snort e dentro dele diversos arquivos de configuracao,
incluindo o principal (snort.conf), e os de log em /var/log/snort.
perfeito. dai tentei fazer funcionar a integracao do snort com o banco
de dados postgresql. editei o /etc/snort/snort.conf, etc, etc... por
falta de conhecimento/experiencia nao consegui fazer essa integracao
funcionar. tudo bem. como havia fucado demais no /etc/snort/snort.conf,
resolvi comecar tudo do zero. removi e expurgei o snort e reinstalei-o
agora surge o problema: ao inves dele criar o /etc/snort com seus varios
arquivos de configuracao, criou o /etc/snort com apenas um arquivo, o
snort.debian.conf, o qual nao possui as opçoes que preciso e que o
snort.conf oferecia. reinstalei varias vezes, sem sucesso. pq na
primeira instalacao ele se comportou de um jeito e nas outras vezes de
forma totalmente diferente? alguem poderia explicar isso pra mim, por
favor?