Re: Ativar ou nao os modulos?

"Rodrigo Planche" <alunosabcs@dglnet.com.br> writes:

> Ola lista. Estou com uma pequena duvida, porem importante. Quando se
> compila o kernel, qual é a maneira mais inteligente(que da melhor
> performance no sistema)? Dar suporte aos dispositivos como modulos
> com a opção (M) ou compilá-los direto no kernel com a opção(Y)?

Isso tem varios pontos que devem ser analizados.

Se voce vai compilar um kernel para uma maquina que voce nao pretende
mudar a configuracao desta seguidamente e nao vai usa-lo tambem em
maquinas com diferentes configuracoes (que eh o caso das imagens que
vem com o Debian GNU/Linux), compile os suporte build-in no kernel jah
que isso garante uma melhora de performance infima, mas garante.

Se voce vai compilar um kernel para ser usado por varias maquinas onde
podem haver os mais diversos dispositivos, compile o suporte aos
possiveis dispositivos como modulo assim voce nao disperdicaria
memoria com dispositivos que nao estao presentes na maquina e desta
forma, em relacao a colocar todas possiveis configuracoes buid-in voce
ganha performance e diminui o consumo de memoria.

Hoje em dia, noto muito pouca diferenca de desempenho usando kernels
compilados buil-in ou com modulos se estiver usando maquinas grandes
como Pentiuns III ou Pentiuns IV, porem, se voce for usar uma maquina
pequena como um 486, Pentium ou Pentium MMX a diferenca eh bastante
grande.

Se voce tiver disponibilidade de tempo, o melhor eh compilar o kernel
especifico para cada maquina com exatamente o que eh preciso e nada
mais, assim voce tira todo possivel desempenho da mesma e garante que
o consumo de memoria seja o minimo tambem (eh o que faco).

Como eu disse, analize esses pontos e veja qual a opcao que voce vai
tomar.

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R