Usando Debian como estação de Trabalho

Pessoal,

	Meu mais novo "projeto" na área da informática é parar de usar o
Windows como estação de trabalho e fazer tudo do Linux. Há muito queria
fazer isso, mas só com o Debian 3.0 eu arrumei motivação suficiente.
Este email é para motivar aquelas pessoas que estão pensando em fazer
isso e para tentar resolver algumas pendências que eu ainda estou tendo
nesta transição.

	Quanto a motivação, gostaria de dizer que, apesar de bastante familiar
com a informática em geral e estudante de Ciência da Computação, eu não
sou nenhum programador Linux ou expert no assunto. Ou seja, para aqueles
que gostam de fuçar e de aprender, a transição não é difícil.

	Quase tudo o que eu preciso tem no Debian/Linux: navegador (Galeon),
email (Sylpheed), mensagem instantânea (Psi), música (XMMS), edição de
documentos e planilhas (OpenOffice), etc. Atualmente eu estou tentando
achar softwares que provenham as seguintes funcionalidades:

	- Gerenciador de arquivos mais parecido com o Explorer possível: já
testei o Amulet Explorer, mas ele está ainda muito instável. Alguém tem
alguma sugestão?

	- Ambiente de desnvolvimento HTML: ainda nem procurei. Aceito
sugestões. Gosto muito do Homesite e do Dreamweaver, então se alguém
conhecer algo parecido...

	- Substituto para o Fireworks: por acaso o GIMP possui funcionalidade
para montagem de sites como o Fireworks? Algum software para Linux
possui?

	No mais, quem quiser perguntar alguma coisa específica sobre esse meu
"projeto", pode mandar pro meu email pessoal. Estou de férias e agora
terei mais tempo para me dedicar a isso.

Abraços,
	- Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza
http://cliente.escelsanet.com.br/vitorsouza/