configurando LAN do FREEDOS para acesso ao samba/nfs

Pessoal, sei que a lista é sobre linux, mas estou com um problema relacionado
a um software livre, o freedos.

Como faço para configurar o freedos em uma rede tcp/ip para ter acesso aos
arquivos compartilhados no meu servidor (debian-woody) samba ou nfs? to
precisando substituir uma rede novell com estações diskless em dos via flopy
para linux, já tinha feito isto com lts e dosemu, mas o consumo de memória e
tráfego na rede me fizeram desistir e repensar alguma outra solução.

Não sou da época do LAN Manager do DOS.6.22  e já procurei material sobre o
assunto, sem sucesso. Se alguém puder me ajudar, ou me indicar enderços úteis
para se  configurar a rede nas máquina com freedos e poder acessar o servidor
netbios ou nfs seria de grande ajuda.

Desde já agradeço,

Daniel Cordeiro