Re: qmail x sendmail x postfix

On Wed, 25 Sep 2002 22:24:55 -0300 (Hora oficial do Brasil)
"Leonardo Arend Leão" <leoarend@terra.com.br> wrote:

> Senhores e Senhoras (ou senhoritas),
>
> Desculpem pela pergunta basica e ja respondida algumas vezes
> aki na lista mas eu gostaria q alguem, com experiencia com as
> figuras acima, me fizesse um paralelo, ou melhor, uma comparacao
> em termos de estabilidade, confiabilidade e seguranca!
>
> Favor, sem guerras! Valews!
>
> "Ferramentas, sem cerebro, sao simples aderecos!"
> Leoarend
> leoarend@terra.com.br
> ICQ: 42123408
> Debian GNU/Linux 2.2r6 & Woody

Hehehehe....
Gostei do e-mail e do assunto, por isso vamos comecar:

sendmail => faz "tudo", com ele vc tem total configuracao de tudo
que ele oferece e mais um pouco, porem eu nao o acho muito robusto
(tive que trocar de servidor de e-mail pelo fato do sendmail comecar
a ficar lerdo, sendo que meu servidor nao tem tantos usuario assim),
sua seguranca e fraca pelo fato de uma daemon fazer tudo e essa daemon
rodar como root.

postfix => uma beleza de servidor de e-mail, e robusto, facilimo de
configurar, porem nao oferece muita configuracao "avancada" como o
sendmail. Quando troquei meu sendmail fui para o postfix que deu
conta de todo o recado, outra coisa boa dele e a seguranca, pois
nao tem daemon rodando como root.

qmail => fui montar um servidor de e-mail robusto com varios dominios
na mesma maquina e pesquisando vi que o qmail e fodaaaa...... E o mais
robusto de todos (tanto e que ele e conhecido como ladrao de banda de
internet, pois come o trafego para mandar os e-mails), seguro como o
postfix e configuravel como o sendmail, ou seja, pelo qmail vc faz
"tudo", ate pop3 e o qmail que faz.

Bom Leonardo, pela maneira que descrevi os servidores vc sabe qual eu
prefiro e qual eu menos gosto.
Opnicao e igual c*, cada um tem o seu.

Abracos
--