Configuração do X x Console

Olá a todos

Estou c/ problemas qto ao X e o console . Outro dia, vi o Lúcifer
(debian-rs) com o modo texto de uma maneira q nunca tinha visto, em seu
notebook . Faz tempo q uso a opção 'vga=ext' no lilo para ganhar algumas
linhas a mais em desktops. Perguntei como fazer aquilo, e surgiu a dica para usar 'vga=791' . No entanto, depois disso, aparece somente o X e qdo tenta-se alternar para o console, não aparece nada (blank screen).
No desktop, um k7 1,3Gb, video Sis630 (placa mãe  pcchips810), está pior
ainda . Depois q fiz isso, nem voltando para 'vga=normal' ou 'ext'
reverte este quadro. Como dá para saber se o kernel tem ou não suporte
compilado para framebuffer ? Estou usando o kernel 2.4.18-k7 (woody).
Desde já, obrigado .

Claudio