From: "Raphael Bittencourt" <raphael@grupoevision.com.br>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Monday, September 23, 2002 11:48 PM
Subject: Security Day

Olá Lista,

Bem no ultimo dia 20 eu fui a um evento chamado Security Day
realizado em Capacabana - RJ. Que visava atualizar e ensinar segurança
digital para pessoas da área de TI. E contava com a presença de empresas
grandes como: Embratel, ISS, Trend Micro, Compugraf, Westcon, CNT, etc.
Bem eu fui, achei todas as palestras muito legais, especialmente
uma sobre códigos maliciosos, que mostrou como nosso "amigo" Windows é
fraquinho em sua segurança. Bem todas as palestras explicavam
detalhadamente cada passo para se obter segurança do seu sistema e rede.
Na área wireless, pude ver como nossas redes sem fio são facilmente
burladas e que você precisa ter um sistema com firewalls e vpns para
protegê-la. Ahhh se alguém quiser a palestra "Wireless Security" pode me
pedir, pois eu consegui com o palestrante.

Vamos lá... Achei legal passar isso para a lista, e ai vão
minhas dúvidas pós-palestra: No Debian nos temos alguma solução de VPN?
Bem em relação ao firewall, Como eu faço o linux o firewall da minha
rede com que ele proteja minhas máquinas com IP Internet? Qual
ferramenta free de IDS que o Linux tem?

Raphael Bittencourt Simões Costa
Chief Technology Officer
Grupo e-VISION Tecnologia e Design LTDA