Re: kernel sem suporte a smbfs

On Tue, Sep 17, 2002 at 07:22:36PM +0000, Rodrigo wrote:
>     Ola a todos.
>     Fiz uma instalacao basica do debian 3, e pelo apt-get instalei os pacotes
> samba, samba-common, smbfs, samba-client, ao tentar montar um ponto de rede
> como usuario nao root, recebo a seguinte mensagem de erro:
> "ERRO: smbfs filesystem not supported by the kernel", a instalacao foi feita
> atraves de uma imagem iso, gravada e um cd, agora o detalhe e que eu tenho um
> notebook antigo se cd e fiz a instalacao atraves dos 20 disquetes e nao tenho
> este problema, o que sera que esta acontencendo ja que as duas versoes sao a 3?

Talvez você tenha usad0 flavors diferentes do kernel para cada máquina.
Existem vários *sabores* difrentes, como idepci, vanilla, bf2.4, etc.
Verifique se o módulo smbfs não está presente no diretório de módulos
em sua máquina. Aqui em minha máquina (usando kernel 2.4.18 compilado
com ajuda do kernel-package) está aqui :

andrelop@foobar:/lib/modules/2.4.18/kernel/fs/smbfs$ ls -l
total 48
-rw-r--r--    1 root     root        46711 2002-06-15 23:03 smbfs.o
andrelop@foobar:/lib/modules/2.4.18/kernel/fs/smbfs$

Verifique também no arquivo config do kernel padrão usado na isntalação
se o suporte a smbfs foi compilado. Caso não tenha sido, você poderá
recompilar seu kernel escolhendo essa opção (fácil, mas pode demorar
dependedo da velocicade de sua máquina) ou instalar um outro pacote
Debian com uma imagem de kernel já pré-compilado que ofereça suporte a
smbfs. Todo pacote de imagem de kernel Debian traz um arquivo chamado
config-<versão-kernel> que lista as opções usadas na compilação.

Outra possibilidade é compilar o kernel em uma máquina mais rápida e
trazer a imagem já compilada para sua máquina só para instalação. Já fiz
isso algumas vezes, gerando um pacote .deb uma versão de uma imagem de
kernel que demoraria horas para compilar em uma máquina antiga com a
ajuda do kernel-package e somenre instalando o mesmo na máquina mais com
menos recursos.

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||