Rede

Estou montando uma rede onde possui um servidor e três clientes windows e que a partir de agora terá mais três máquinas, com Gnu/Linux Debian.Consegui instalar a placa de rede utilizando o modconf, configurei o ip ( 192.168.0.10), tudo certinho. Ele consegue enviar ping apenas para a própria placa e para broadcast. O servidor win32 (192.168.0.1) não consegue pingar apenas o debian.
Adicionei a seguinte rota
route add default gw 192.168.0.1 metric 1
Nenhum problema, mas não funciona e quando eu digito
route
para checar as rotas, demora para exibir o resultado na tela.
Alguém pode me ajudar ?