Mplayer Era:Re: DVD-ROM / CD-ROM / CD-RW

Daniel Bolgheroni wrote:

Gabriel Lucas wrote:

Pessoal,

comprei um "Combo", ele lê CD e DVD e grava CD R e RW...  isso tudo é no
mesmo drive...
Bom,
1. Kual programa funciona bem pra rodar DVD, e como fazê-lo?

Mplayer (http://www.mplayerhq.hu).

Aproveitando o assunto, eu instalei o mplayer a partir de uns pacotes .deb do site http://mplayer.nmeos.net/. Depois de ver algumas opções, descobri que tinha a possibilidade de usar algo do tipo: mplayer -vo dga <nome_do_arquivo> de modo a mudar o tamanho do video por meio DGA com XFreeVidMode, que seria uma opção mehor do que a opcao -zoom com o driver X11. Na pagina do mplayer avisa que eu teria que mudar o setuid do mplayer. Mudei entao para a flag e tentei o comando, mas recebi a mensagem:

VDec: vo config request - 640 x 272 (preferred csp: Planar YV12)
vo: X11 running at 1024x768 with depth 24 and 32 bpp (":0.0" => local display) vo_dga: Mode: depth=15, bpp=16, r=007c00, g=0003e0, b=00001f, not supported :-( (-bpp 15) vo_dga: Mode: depth=16, bpp=16, r=00f800, g=0007e0, b=00001f, not supported :-(
(-bpp 16)
vo_dga: Mode: depth=24, bpp=24, r=ff0000, g=00ff00, b=0000ff, conversion (slow), (-bpp 24)
vo_dga: Mode: depth=24, bpp=32, r=ff0000, g=00ff00, b=0000ff, native (fast),
(-bpp 32)
Movie-Aspect is undefined - no prescaling applied.
VO: [dga] 640x272 => 640x272 Planar YV12
vo_dga: can't get modelines
FATAL: Cannot initialize video driver!
init_vo failed

pelo que entendi, ele queria encontrar um modeline correspondente ao do video e nao encontrou. Eu pensei que o mplayer mudaria para o modeline mais proximo do video e nao que teria que haver o valor exato nas configuracoes do XFree. Na pagina tem umas linhas extras a serem acrescentadas ao XF86Config, mas nao quis acrscenta-las, pois a plca de videio usada como exemplo nao era a minha, uma intel i740. Alguem ja usou o mplayer com DGA? Fica mais rapido do que usar o driver do X11? É preciso mesmo ter o valor exato do tamanho do video?? Imagino que nao. Tem solucao ou so compilando dos fontes com alguma opcao??

Ahh, o xdpyinfo avisa que o XFree86-DGA e o XFree86-VidModeExtension estao habilitados. prourei no google mas so achei uma discussao de dezembro de 2001 sobre um prblema relacionado a este que parece ter sido corrigido.

Yahoo! Encontros
O lugar certo para encontrar a sua alma gêmea.
http://br.encontros.yahoo.com/