Re: Fontes 100dpi vs. 75dpi (uma novela!!!)

Olá,

    É, parece que a dica que eu passei só funciona com os xfree 3.
    Como não desisto fácil, fui atrás do problema para tentar ajudar.

<pule se quiser saber somente a solução>

    Para saber como a fonte estava sendo definida, fui examinar o log do
meu X (/var/log/XFree86.0.log). Lá achei que a resolução (dpi) estava
definida como 100dpi. A entrada é:

(++) NVIDIA(0): DPI set to (100, 100)

    Verificando o (++) no início do arquivo, encontrei que se refere a
uma opção passada via linha de comando.
    Então fui verificar quem iniciava o X. No meu caso tenho o kdm
gerenciando o login. Utilizando o comando ps, verifiquei que realmente o
X está sendo chamado com esta opção:
~$ ps auxwwww
root       396  0.0  8.6 91732 22344 ?       SL   Sep12   0:09
/etc/X11/X -dpi 100 -nolisten tcp vt7 -auth /var/lib/kdm/A:0-4Wrctw

    Agora é preciso achar quem inicia o X. O pstree mostra a árvore de
processos:
~$ pstree
init-+-atd
     |-bdflush
     |-cron
     |-cupsd
     |-dhclient
     |-6*[getty]
     |-inetd
     |-kdm-+-X
     |     `-kdm---WindowMaker-+-mozilla-bin---mozilla-bin--

    Ou seja, o X está sendo chamado pelo kdm. Então a opção é passada em
algum arquivo de configuração do kdm. Este arquivo é o
/etc/kde3/kdm/Xservers. A linha é:
:0 local@tty1 /etc/X11/X  -dpi 100 -nolisten tcp vt7

</pule>

    Para mudar a resolução, altere o valor do parâmetro -dpi na linha
de chamada do X no arquivo /etc/kde3/kdm/Xservers. Por exemplo, para
mudar de 100dpi para 75dpi:
:0 local@tty1 /etc/X11/X  -dpi 100 -nolisten tcp vt7
                               ^^^
mude para:
:0 local@tty1 /etc/X11/X  -dpi 75 -nolisten tcp vt7

    Acredito que funcione desta vez!
    ETA.

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"