instalaçao pacotes nao .deb

Ola
Estou apanhando muito com a debian.Gostaria de saber qual e o procedimento
para instalaçao de programas que nao fazem parte da vesao que contem no cd
que comprei(debian 2.2).
Por ex. eu quero instalar o opera navegador que esta disponivel na
internet,qual seria a forma mais facil.
A outra duvida que tenho he se eu tenho minha distro debian 2.2 e desejo
instalar na mesma um determinado pacote que esta diponivel no site da
debian, so que  a versao debian atual he 3. ... nessa situaçao o referido
pacote nao funcionara na minha versao(2.2) se esta nao for atualizada??

obs. por motivos de capacidade do meu pc, desejo instalar novos pacotes mas
mantendo a antiga vesao 2.2 e gostaria de saber se existe documentaçao para
maiores esclarecimentos sobre este assunto

desde ja sinceros agradecimentos

Marco aurelio

meiaonda@fonebras.com.br