Acentuação e fontes no Gnome do testing

Estou com o testing, regularmente atualizado, rodando Gnome e sawfish.
Não instalei nenhum pacote externo.  A acentuação está extremamente
inconsistente.

	No Pan -- que estou usando para esta mensagem -- acentuo normalmente.
A fonte do corpo da mensagem é Adobe Courier ISO8859-1.

	Já no gedit, consigo digitar os acentos mas eles não aparecem.  Não
adianta usar a mesma fonte que no Pan, os acentos simplesmente não
aparecem.  Entretanto, se copio o texto do gedit e o colo em outro
aplicativo, como o Emacs, os acentos aparecem -- ou seja, eles estavam lá
mas não eram mostrados.

	No Mozilla, nem isso.  Mesmo tentando digitar às cegas os caracteres
acentuados, ao colar o texto assim digitado em outros programas nada
aparece.  Ou seja, nem a entrada dos caracteres acentuados funcionou.

	Se tento mudar a fonte usada no Seletor de Temas do Control Center do
Gnome, todas as palavras acentuadas na interface terminam no último caracter
antes do primeiro acentuado.  Por exemplo, Aparência vira Apar e
Aplicações, Aplica.  Já tentei fontes ISO10464-1 (Unicode?), ISO8859-1,
ISO8859-15, mas nada.

	Tenho um programa, o Gnomesword, que precisa de fontes Unicode.  Tentei
usar a GNU Unifont ou a ClearlyU.  Nenhuma funciona, e ambas, no
Selector de Fontes, aparecem como
-ETL-fixed-bold-i-normal--16-160-72-72-C-80-ISO8859-1.

	Tentei usar o Portuguese-HOWTO e o Danish-HOWTO, mas me parece que
eles dão soluções para problemas diferentes, e que muito do que descrevem
está obsoleto com o Debian 3.

	Pensei em seguir o Unicode-HOWTO, ou mesmo em tentar instalar algum
empacotamento do Gnome 2, mas queria entender o que está errado antes de
sair tentando.

	Ah, e o Pan se recusa a enviar mensagens se meu nome estiver acentuado
no From:.  Sem contar que o Evolution é extremamente errático, mas acho
que isso já é outra estória.

	Se precisarem mais detalhes, é só falar.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 35
 / \  http://homepage.mac.com/leandrod/         +41 (21) 216 15 93