mysql e php

Olá turma,

Tenho em minha casa um 486/12 MB funcionando como servidor de web (apache). Gostaria de fazê-lo funcionar como servidor de banco de dados com o mysql para rodar uma página escrita em php que faz acesso a tabelas do mysql. Tentei instalar o mysql-server da Woody mas estão acontecendo alguns probleminhas. Primeiro, como faço para  administrar as o mysql (criar, excluir, editar bases e usuários)? Segundo, quando dou um reboot no PC o mesmo trava no momento de parar o mysqld e a única coisa que eu posso fazer é desligar na marra o computador. Quais pacotes adicionais devo instalar para ter acesso às tabelas criadas no mysql?

Cordialmente,

Jaelson Lima