Re: Sapo-ADSL

	Olá caro colega lusitano,

>  Alguém tem experiência com a ligação ADSL da Sapo (ou outra)?

	Eu nunca ouvi falar, mas conheço ADSL (somente no Brasil e AM).

>  Eu tenho um sistem Debian (com o USB configurado) e estou interessado
> em substituir a minha ligação por Modem normal por uma ligação ADSL.
>
> É possível utilizar a ligação ADSL-Sapo no Debian?

	Depende do modem, mas no geral sim.

> Eles falam de uma solução com ligação USB e de outra (para telefones
> RDIS) através de uma placa Ethernet, quais serão as diferenças
> fundamentais?

	Dos modems USB, o único que funciona com Debian (e FreeBSD) é o
Alcatel (um modem que parece uma arraia).  Prefira o modem com conexão
ethernet pois é tão fácil utilizar quanto conectar sua máquina a um hub.  Se
a operadora te der a opção de vc adquirir o modem (aqui é a operadora que
loca), escolha entre efficient speedstream 5600, ou ericsson HM230 ou
superior.  Todos os outros, incluindo o 3Com, funcionam com chipsets
vagabundos ou são modems com poucas features.
	Definido o modem, resta descobrir que tipo de conexão a operadora
de DSL fornece a vc: routed, bridged, pppoe ou pppoa.
	No caso routed vc não precisa fazer muita coisa.  Seu modem terá
um endereço IP no lado LAN e este será o gateway da sua máquina.
Geralmente vc pode simplesmente rodar dhcp e pegar as configurações
direto do modem.
	No caso bridged vc usa o modem como se fosse um "extensão" até o
roteador da operador (ou provedor).  Como o caso é bridged não é
necessário mexer no modem, que fica transparente na rede, e seu gateway
será o roteador.  Algumas operadoras que utilizam este método usam
autenticação via endereço MAC de sua placa de rede, bastando apenas roda
o dhcp para conseguir as configurações para navegar.
	No caso pppoe, vc pode optar por iniciar a sessao pppoe a partir
da sua maquina ou a partir do modem.  Se for iniciar a partir da
maquina, vc precisa do packages "pppoe" e "pppoeconf".  O modem ficará
no modo bridged.
	No caso pppoa, a sessão ppp inicia-se a partir do modem, que
geralmente fica como routed no lado LAN mas faz NAT no lado WAN.  Para
acessar sua máquina remotamente é preciso fazer o "PAT", ou "port
forward", para direcionar as portas dos serviços.

> Eu estou também interessado em construir uma rede local (sem fios)
> como é que isso interfere com a ligação ADSL?

	Em geral em nada.  Claro que depende da forma que sua rede está
conectada.  Evite conectar seu modem direto no hub/switch.  Algums
modems têm problemas no "auto-sense".

> Se alguém me puder dar uma ajudinha agradeço.

	Tá aí :-)
--
[]'s