OFF-TOPIC: VoIP e XML

Pessoal,

Alguem ja usou o Debian para aplicacoes de voz sobre IP (VoIP) ?

Gostaria de maiores informacoes para poder iniciar a pesquisa em hardware e

software de voz sobre IP no Debian.

Sobre XML eu nao sei nem por onde comecar !!! XML se integra com ANSI C ?

Eu somente vi referencias para a integracao com Java !!!

O Debian tem suporte (juntamente com o apache) para XML ?

Existem pacotes especificos para XML no Debian ?

Eu fiz apt-cache search xml, porem nao encontrei nada especifico em relacao

a desenvolvimento.

A busca que estou fazendo se refere a cricao de portais de voz WEB
utilizando

XML.

OBrigado

Giuliano