ESD maluco

Ola pessoal,

Meu Gnome 1.4 no Debian Woody está muito estranho quanto ao som, quando ele é iniciado ele ao invés de tocar o sonzinho
típico da inicialização ele fica fazendo um barulho de "maria-fumaça em marcha lenta" e só para quando eu abro um terminal e dou
killall esd, aí para o ruído estranho mas em compensação o xmms não funciona mais (não toca nada quando aperto o play, fica parado), minha placa de som é uma via82cxxx_audio, não sei se ajuda mas quando entro no KDE pelo menos o som de inicialização toca normalmente (não cheguei a testar o XMMS) como não sei direito como funciona este esquema de audio no Linux não tenho a menor idéia do que fazer

Valeu por qualquer ajuda

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br