Re: Problemas com o cups

Rodrigo Cesar Herefeld escreveu:

Ola a todos
Eu tenho visto varios email sobre o cups na lista , também tenho um serio problema com o cujo.
Eu instalei o cups na intenção de utilizar uma impressora instalada em uma maquina windows
na mesma rede da minha, só quando eu acesso a interface web do cups e peço /admin(http://localhost:631/admin) ele pede o nome de usuario a senha e em seguida diz que o
endereço não existe , eu quase fiz o download do cups novo e compilei na mão, só que minha conexão de internet é um lixo(eu uso o ig com linha discada) o que torna quase impossivel fazer downlod de arquivos maiores que 1Mb(intalei o Deb de uns cd`s com o rd2.3 e nem configurei
o apt pra rede  , o mais novinho é o gnome que veio em umcd de revista (ximian).
agradeço qq ajuda.

Rodrigo,

Como já disse em outra mensagem aqui na lista, já passei por esse problema. E com a ajuda da lista eu consegui ir superando as dificuldades. Portanto, nada mais justo repassar o que aprendi para os demais assinantes e usuários Debian. Nesse caso específico de receber a mensagem Not Found ao acessar a interface Web do CUPS, a dica é ler o arquivo README.Debian que ele traz. Nesse texto faz um comentário sobre um bug com relação ao "adduser" que não associa usuários ao grupo "lpadmin" criado pelo CUPS. Isso deve ser feito manualmente. Aqui fiz um "adduser" do meu usuário e do root e conferi isso olhando o /etc/group. Depois disso, tive problemas com a versão do CUPS que estava instalada. Removi e instalei uma mais recente (1.1.14-3) do site ftp.us.debian.org, seguindo outra dica que recebi. Ao acessar novamente a interface Web, informar o usuário e senha de root (funciona também com usuário comum)... bingo! Eis a interface Admin do CUPS. Nota: antes de remover o CUPS eu já tinha feito dois procedimentos recomendados pelo manual: [a] colocar "printing = cups" no arquivo /etc/samba/smb.conf; [b] criar o link /usr/lib/cups/backend/smb apontando para 'which smbspool'.

Espero ter ajudado. Boa Sorte!

[]s
Lages.