Re: não consigo "levantar" o postgresql

Em Sun, 4 Aug 2002 14:35:32 -0300
Marcelo Neres dos Santos <marceloneres@ieg.com.br> disse que:

> Na verdade eu escrevi, nao recortei/colei e o nome correto eh
> "postgresql" mesmo !!! Ja tentei reconfigurar várias vezes e nada !!!
> Aparece sempre a mesma msg. Ja tentei ateh reinstalar ...

Então vamos, lá, tentar botar esse postgresql em pé! :-)

veja se ele criou o /var/log/postgres.log, com a data de quando o
serviço (daemon) entrou no ar.

ou então veja se ele está "tomando conta" do arquivo:
lsof /var/log/postgres.log

ou se ele está escutando em 5432
nmap 127.0.0.1

Se ele estiver rodando, ok. A gente então passa a procurar
por outra
coisa.

Veja os arquivos em /etc/postgresql, principalmente pg_hba.conf e
postgresql.conf.

Estou enviando anexados ambos, pra que você possa comparar.

Detalhe, para criar as primeiras contas, você deve ser os
usuário 'postgres'.

Havia um erro na configuração inicial que não permitia criar
o primeiro usuário e, portanto, começar qualquer um a usar
o BD. Espero que tenha sido corrigido. Se não foi, é o seguinte:

em /etc/postgresql/pg_hba.conf mude na linha própria:
local		all		trust
para que não seja necessário digitar a senha ao entrar no psql.
Depois, como usuário 'postgres':

createuser (e faça o que tem que ser feito... :-)

psql template1

update pg_shadow set passwd=username;  (isso faz com que a senha dos
usuários sejam iguais aos nomes dos usuários. Uma alternativa é já
dar a senha dizendo passwd='suasenha')

Reeditar o /etc/postgresql/pg_hba.conf voltando de 'trust' para
crypt (e depois cada usuário mudando sua própria senha).

Espero que isso ajude.
Abraço

Cláudio