Re: FWD: [debian-br]CyberBlade XP Ai1]

On Fri, Aug 02, 2002 at 09:36:19AM -0300, Elcio Mello wrote:
> [...]
>
> Bem o lugar mais adequado (já que a debian-br, é para discosoes sobre o
> projeto Debian-BR) para se fazer essa pergunta seria a
> debian-user-portuguese, sendo assim estou encaminhando a mesma para lá.
>
> Ah! lá eu respondo. :)
>

> ----- Forwarded message from Merlin <emerlin@ogaki-tv.ne.jp> -----
>

> Ola!?
> Estou com um probleminha, para ser mais exato estou com uma dificuldade!
> Tenho um NoteBook Toshiba - Satellite 1400 equipado com um adaptador
> de video CyberBlade XP Ai1. Instalei o Debian 3.0 Stable, mas este vem

Eu também tenho um toshiba com um adaptador desses.
Existe duas maneiras de solucionar o problema:

1) Usando frame buffer;
2) Sim, intalando a v4.2 do X;

Já testei as duas, e funcionou.

> com
> o XFree86 4.1, mas esse adaptador de video soh eh suportado na versao
> 4.2.
> Pois bem, como posso atualizar o XFree86? Ou se existe alguma forma de
> fazer esse adaptador funcionar com o XFree86 4.1? Como sempre a pergunta
> eh "How to...?":-)

Como vc esta usando o woody e o X 4.2 ainda nao está estável nem para
sid, recomendo que vc utilize frame buffer, na verdade nao senti
grandes diferencas de performace entre o vesa e o driver da trident.

Para usar fb no X4.1 coloquei isso no /etc/X11/XF86Config-4

Section "Device"
	Identifier	"CyberBlade FB"
	Driver		"vesa"
	Option		"UseFBDev"	"true"
EndSection

a linha  >>> Option          "UseFBDev"      "true" >> é opcional.
o importante ai é o driver: vesa.

Um maneira mais fácil para fazer isso é:
rode o
dpkg-reconfigure xserver-xfree86

e escolha "vesa" para o driver, o restante é normal.

--
Mas caso queira se aventurar e usar o X 4.2:

de uma olhada na página do mantenedor, para ver os mirrors:

http://people.debian.org/~branden/

aqui também tem alguns mirrors:

http://raw.no/x4.2/

Após a intalacao a configuracao aqui é normal, vc tambem pode rodar o
dpkg-reconfigure e dai escolher trident com driver que irá funcionar.

PS: fica a seu critério o que é mais viável.

> Até mais,
> e-Merlin
>
> ----- End forwarded message -----

Abracos,

--

Elcio Mello
GNU/Debian - Use it, abuse it, It's Free