Re: Squid

On Tue, 23 Jul 2002 18:50:21 +0000
"mauricio.mori" <mauricio.mori@terra.com.br> wrote:
> so me falta um passo para jogar o Ruindows no lixo...
> alguem saberia me dizer como faco para o Squid deixar passar
> SMTP e POP3.

Ele simplesmente nao faz :)
O squid eh somente um proxy para http (e um ftp meia boca).

> oque esta acontecendo...

Nada demais, como disse antes, essa nao nao eh a funcao do squid.

> as maquinas que estao plugadas na rede acessam html numa
> boa, mas o outlook nao consegue requisitar pop nem enviar
> smtp...

Elas nunca conseguirao, utilizando somente o squid. :)

> existe algum remedio?
> (as maquinas que estao plugadas na rede sao Macintosh's)

Se falar tcp/ip, independete da arquitetura, existe remedio sim.
Vamos ao que interessa. Resumindo, voce teria basicamente 3 opcoes:

1 - Instalar proxies para cada protocolo que voce pretende utilizar. Um proxy pra pop3, um pra smtp, um pra irc, e por aih afora. Porem creio que nao exista servidor proxy para todos os protocolos/servicos.
2 - Instalar um servidor de socks e utiliza-lo como agente intermediario entre a maquina (na verdade as aplicacoes que suportam) e a Internet, a grosso modo seria um proxy generico, mas nem todas as aplicacoes suportam socks.
3 - Essa eh a que gosto mais, e recomendo: implementar NAT (tambem chamado de masquerade) no teu gateway. Se for linux pode usar o iptables para isso. De quebra vc ganha um filtro de pacotes, e pode trabalhar em conjunto com o squid para se fazer proxy transparente (sem precisar no browser).

Como ponto de partida sugiro que visite http://netfilter.samba.org e http://www.squid-cache.org

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     |