Problemas com AC'97

Oi,

Estou com um pequeno problema ao configurar o som do computador.

Recompilei o kernel com suporte ao "Intel ICH (i8xx) audio support" para que o som funcione e carreguei os módulos sem maiores problemas.

No entanto, no console, ao tentar, por exemplo, ouvir uma música com o mpg123, eu obtenho a seguinte mensagem:

"No supported rate found!"

No X, tentando com o mesmo processo, eu obtenho a seguinte mensagem:

"Can't open /dev/dsp!"

A única maneira que consegui que o som funcionasse foi através do aRts, o que não é satisfatório.

A pergunta é: Como faço para que o som funcione indepentendemente do aRts? Existe algum "sound server" do kernel que substitua a função do aRts?

Obrigado.

--
| Daniel Bolgheroni             | dab__@uol.com.br          |