Re: off-topic - comentario

Em Qui, 2002-07-18 às 12:53, caio ferreira escreveu:
> 	All
>
> 	Quem quiser ler alguns comentarios sobre o debian da uma olhada nesse endereco
> :
>
> 	http://www.pontobr.org/noticia.php3?nid=2721

Olá-

	Não sou sysadmin. Portanto, não posso falar sobre manter um Conectiva,
por ex., como sistema de produção.
	Posso falar do laboratório de informática de uma universidade, onde o
"sistema de produção" usa RedHat. Sou testemunha ocular do que considero
patético: fizeram o upgrade para RH 7.3 _desistalando e re-instalando
tudo_! Tsk, tsk...Isso _nós_ nunca faríamos. Aparentemente, é mais fácil
fazer assim do que se preocupar com as dependências.:-))
	Pode-se dizer que o Conectiva (ou Mandrake) tem o apt-get. Palmas. Para
os debianers. Sabemos dos problemas que efrentaram (ou enfrentam, deixei
de assinar a linux-br da Conectiva, então eu não saberia dizer).

	Pelo que li a andei falando com admins, há uma tendência atual de as
empresas não desejarem mais o "bleeding edge" das atualizações, pelas
implicações de segurança. Se os caras do OpenBSD são exemplo de
segurança, "bleeding edge" deve ser redefinido. Ao que parece, mesmo a
RedHat vai dar uma segurada em certas atualizações (qual o Bind mais
seguro mesmo?).

	Sobre não conhecer sistemas de produção rodando Debian, isso é falta de
conhecimento do autor. O nome do jogo, todo mundo sabe, é "suporte" e
"tenha alguém para culpar, quando o gerente reclamar." Tenho visto os
profissionais falarem disso, sempre. Então, amostragem viciada só é
estatítica válida para gente sem caráter...

	E sobre a Debian ser atrasada, depende do ponto de vista. Será? Do
ponto de vista de programação, o Conectiva é pífio, IMHO. Ou talvez eu
deva dizer que ter O/CAML, Scheme(s), Haskell, Prolog(s), LISP(s), R
,etc, seja algo bom de ter em profusão. A não ser que você ache que o
Kylix é o que há de melhor em programação, hehehe...(Pode ser).A Debian
tem mais pacotes, e em pesquisas surge como a "preferida dos
desenvolvedores." Tem mais recursos para programadores do que qualquer
outra, IMHO. Glitches aqui e alí, mas e daí? É "policy." Não gostam?
Fodam-se. Usem outra coisa. Programação em Debian é bleeding edge para
algumas coisas. Que são as coisas bleeding edge. O resto, todas as
distros têm (o trivial de C/C++/Perl blah, blah, blah). E nem todo mundo
caga o GCC como a RedHat...:-)) É um privilégio para poucos!

	Mas críticas são boas. A crítica sobre os developers tem fundamento,
até certo ponto, para um _certo número deles_. Ian Murdock foi um que
fez crítica semelhante em entrevista de 13 de Julho para o
DebianPlanet.Mas com esse tamanho de pacotes	é necessário ter os
maintainers. Gostaria de ver alguma dessas pessoas que falam mal dos
developers/maintainers de saber qual é o "track record" delas quanto a
pacotes de qualquer distro...

	[ ]s
	Henry
	synthespian@debian-rs.org