Problemas com o samba

Pessoal estou com um problema com o samba já algum tempo
pensei que isso seria resolvido com a ultima versão do samba  2.2.5-2
mais a minha dor de cabeça continua.

Tenho uma rede Ruindows2000(Inglês) e algumas maquinas Ruin98.
Bom compilei o o code-page do smb em cp850 estou com a ultima versão do
samba instalado vejo todas as pastas da rede perfeitamente, com um único
detalhe os caractere
'ã', 'õ','Ã' e 'Õ' quando vou tentar ler da como arquivo não existente.
Detalhe com o o Ruin98 tudo funciona perfeitamente.
Alguém já passou por isso ?
Sei que tem solução pois aqui na  empresa o firma que implantou o
sistema de backup teve o mesmo problema e fez uma alteração no código
fonte do samba e funciona.
Mais por problemas de contrato os mesmo não querem passar o que foi
feito(isso não importa é só um comentário para justificar).
Configurações:
samba  2.2.5-2
samba-common  2.2.5-2
smbclient  2.2.5-2