Problemas com ftp atrás de um firewall

Olá a todos

Tenho uma pequena rede com 3 computadores compartilhando meu acesso discado atrávés do iptables .

iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -o ppp -j MASQUERADE

No entanto, qdo preciso fazer alguma operação em ftp, só consigo da máquina q está conectada . Das outras duas, conecto usando o cliente texto ou um gráfico o erro é sempre o mesmo :

ftp> ls
500 Illegal PORT command.
425 Can't build data connection: Connection refused
ftp>

No caso do cliente gráfico, entra em modo passivo e dá o mesmo erro (500) . Imagino q seja um problema de porta no iptables . Sugestões ?
Desde já, obrigado .

Claudio