Re: URGENTE !! PLACA DE VIDEO i810

Claro, afinal de contas, sem querer ofender, estamos em uma lista de
debian :)

Lá vai o meu XF86Config. Vê o que te serve.

Além disso, o kernel está compilado com as seguintes opções:

...  Character devices  --->
       <*> Intel i8x0 Random Number Generator support
       < > /dev/nvram support
       <*> Enhanced Real Time Clock Support
       < > Double Talk PC internal speech card support
       < > Siemens R3964 line discipline
       < > Applicom intelligent fieldbus card support
       < > Sony Vaio Programmable I/O Control Device
       Ftape, the floppy tape device driver  --->
       <*> /dev/agpgart (AGP Support)
       [ ]   Intel 440LX/BX/GX and
       [*]   Intel I810/I815/I830M (on-board) support
       [ ]   VIA chipset support
       [ ]   AMD Irongate, 761, and 762 support
       [ ]   Generic SiS support
       [ ]   ALI chipset support
       [ ]   Serverworks LE/HE support
       [*] Direct Rendering Manager (XFree86 DRI
       [ ]   Build drivers for old (XFree 4.0) DRM
       --- DRM 4.1 drivers
       < >   3dfx Banshee/Voodoo3+
       < >   ATI Rage 128
       < >   ATI Radeon
       <*>   Intel I810
       < >   Matrox g200/g400
       < >   SiS
       < > ACP Modem (Mwave) support

Essas vem no kernel default... Se voce for mais ousado, podes aplicar um
patch em i810fb.sourceforge.net para a tua placa funcionar via fb. Com
esse patch, o teu kernel ficaria assim..

......  Console drivers  --->
              Frame-buffer support  --->
         [*] Support for frame buffer devices
         < >   nVidia Riva support (EXPERIMENTAL)
         <*>   Intel 810/815 support
         [*]         use VESA GTF for Video
         [*]         enable accelerated drawing
         [ ]         enable display rotation code
         [*]         enable device interface
         < >   Cirrus Logic support (EXPERIMENTAL)
         < >   Permedia2 support (EXPERIMENTAL)
         < >   Cyber2000 support
         [ ]   VESA VGA graphics console
         < >   VGA 16-color graphics console
         < >   Hercules mono graphics console
         < >   Matrox acceleration (EXPERIMENTAL)
         < >   ATI Mach64 display support
         < >   ATI Radeon display support
         < >   ATI Rage128 display support
         < >   SIS acceleration (EXPERIMENTAL)
         < >   3Dfx Banshee/Voodoo3 display
         < >   3Dfx Voodoo Graphics (sst1) support
         < >   Trident support (EXPERIMENTAL)
         < >   Virtual Frame Buffer support (ONLY
         [ ]   Advanced low level driver options
         [ ]   Support only 8 pixels wide fonts
         [ ]   Select compiled-in fonts
 ...ou seja, com opções para i810 funcionar via fb.

# XF86Config-4 (XFree86 server configuration file) generated by Dexconf, the
# Debian X Configuration tool, using values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the XF86Config manual page.
# (Type "man XF86Config" at the shell prompt.)

Section "Files"
	FontPath	"unix/:7100"			# local font server
	# if the local font server has problems, we can fall back on these
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/misc"
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/cyrillic"
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/75dpi/:unscaled"
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/100dpi/:unscaled"
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/Type1"
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/Speedo"
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/100dpi"
	FontPath	"/usr/lib/X11/fonts/75dpi"
EndSection

Section "ServerFlags"
EndSection

Section "Module"
	Load	"ddc"
	Load	"GLcore"
	Load	"dbe"
	Load	"dri"
	Load	"extmod"
	Load	"glx"
	Load	"pex5"
	Load	"record"
	Load	"xie"
	Load	"bitmap"
	Load	"freetype"
	Load	"speedo"
	Load	"type1"
	Load	"vbe"
	Load	"int10"
EndSection

Section "InputDevice"
	Identifier	"Troni Keyboard"
	Driver		"keyboard"
	Option		"CoreKeyboard"
	Option		"XkbRules"	"xfree86"
	Option		"XkbModel"	"abnt2"
	Option		"XkbLayout"	"br"
	Option 		"AutoRepeat"	"250 30"
EndSection

Section "InputDevice"
	Identifier	"Logitech Mouse"
	Driver		"mouse"
	Option		"CorePointer"
	Option		"Protocol"		"IMPS/2"
	Option		"Device"		"/dev/mouse"
	Option 		"Buttons"		"3"
	Option		"ZAxisMapping"		"4 5"
EndSection

Section "Device"
	Identifier	"Matrox MGA 200 8Mb"
	Driver		"i810"
	VideoRam	8192
EndSection

Section "MONitor"
	Identifier	"LG-77M"
	HorizSync	30-70
	VertRefresh	50-160
	Option		"DPMS"
EndSection

Section "Screen"
	Identifier	"Matrox Screen"
	Device		"Matrox MGA 200 8Mb"
	Monitor		"LG-77M"
	DefaultDepth	16
	SubSection "Display"
		Depth		16
		Modes		"1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
	EndSubSection
EndSection

Section "ServerLayout"
	Identifier	"Gallo Layout"
	Screen		"Matrox Screen"
	InputDevice	"Troni Keyboard"
	InputDevice	"Logitech Mouse"
EndSection

Section "DRI"
	Mode	0666
EndSection

# end of XF86Config
Qualquer dúvida, me dá um toque que a gente vê o que pode fazer.. Aqui
eu suponho que você sabe compilar e kernel e tal.. mas se voce nao
souber, nao tem problema... SOmente modifica o XF86Config que deve
funcionar.. O lance para kernel é somente para otimizar o modo texto, e
para suporte melhor 3D.

[]s

--
Joel Franco Guzmán