Re: Mutt

* caio ferreira (idic@terra.com.br) wrote:
> 	Atualmente estou utilizando o software Sylpheed para leitura dos emails, MUA. A
> titulo de curiosidade estou querendo utilizar o Mutt. Li varias mensagens no
> historico, mas fiquei com algumas duvidas :

vc nao se arrependera.

> - alem do mutt, quais outros software terei que instalar ?!?!?!?

vc tb vai precisar do fetchmail para baixar os emails e do procmail
para filtra-los. este ultimo opcional, porem recomendavel. nao ha,
entretanto, nenhuma dificuldade em usa-los. vc configura o .fetchmailrc
dessa forma:

pool pop_do_provedor proto pop3 user "nome_do_usuario_no_provedor" there
with password "senha_no_provedor" is "usuario_local_ here.
pra ficar mais claro, aqui esta meu .fetchmail:
poll pop3.uol.com.br with proto pop3 user "jaircsdebian@uol.com.br" there with password "minha_senha_no_uol" is "jaircsdebian" here
poll pop3.uol.com.br with proto pop3 user "krasnoyarsk@uol.com.br" there with password "xxxxxx" is "krasnoyarsk" here
poll pop3.uol.com.br with proto pop3 user "jair7k@uol.com.br" there with password "xxxxxx" is "jair7k" here
poll pop3.uol.com.br with proto pop3 user "codebreaker@uol.com.br" there with password "xxxxxx" is "codebreaker" here
entendeu, nao? os emails do usuario jaircsdebian@uol.com.br irao para a
caixa postal do usuario local jaircsdebian (ou outro que eu quiser - no
linux quem manda eh o usuario). apenas lembre-se que o arquivo
.fetchmailrc deve ter permissao 0710 (-xwr--x--).
com o fetchmail devidamente configurado vc configura o cron para baixar
automaticamente os emails de quantos em quantos minutos vc quiser.
para facilitar as coisas aqui esta meu crontab:
# O formato da linha de definição de tarefa do cron é:
# minuto hora dia-do-mês mês dia-semana comando
# Agora, como fazer para editar as suas crontabs? É simples... Em
# primeiro lugar decida qual editor de texto que você quer usar. Eu
# prefiro o pico com a opção -w (para evitar wordwraps). Portanto, terei
# que usar o comando export EDITOR="pico -w"
# Para entrar no modo de edição da crontab, após selecionar o editor de
# texto, basta digitar crontab -e e editar linhas como as do exemplo:

SHELL=/bin/bash
PATH=/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin
MAILTO=jaircsdebian
0,5,10,15,20,25,30,35,40,45,50,55 * * * * /usr/bin/fetchmail | /usr/bin/mail jaircsdebian
0,15,30,45 * * * * /bin/netstat -a | /usr/bin/mail root
00 03 * * * /sbin/updated

# isto é um comentário As três primeiras linhas definem a shell que vai
# ser usada pelos scripts, o path de procura de comandos, e o usuário
# que vai receber mails em caso de erros. A quarta linha define que aos
# 0, 15, 30 e 45 minutos de todas as horas, em todos os dias do mês,
# todos os meses e todos os dias da semana, vai ser executadoo comando
# /bin/netstat -a | /bin/mail root. A quinta linha define que às 21:15
# de todos os dias será executado o /usr/bin/updated.

# Você pode adicionar e remover entradas no cron à vontade. Linhas que
# começarem com um sinal de "#" não são consideradas, e você pode
# usá-las para desativar temporariamente comandos, ou para acrescentar
# comentários. Para listar o conteúdo de sua crontab, use crontab -1.
# Para removê-la completamente, use crontab -u. Para maiores informações
# sobre o cron,use man 8 cron, man1 crontab e man 5 crontab

> - o Sylpheed criou o diretorio Mail para armazenar as mensagens. Sera que  o
> Mutt poderia "trabalhar" com esse diretorio, ou seria melhor indicar outro
> diretorio, por exemplo mail, no arquivo de configuracao do mutt ?!?!?

o mutt tb trabalha com o diretorio /home/<usuario>Mail, por padrao. mas
vc pode, se quiser, optar por outro. essa eh uma das grandes vantagens
do mutt: vc faz o que quiser. tudo depende do .muttrc. e existem
centenas de exemplos de arquivos .muttrc que vc pode baixar da net e
adapta-lo ao seu gosto.

> - o mutt suporta mais de uma conta de email ?!?!??

claro

> - para enviar os emails tenho que enviar atraves do servidor de SMTP do Terra,
> sou assinante do servico ADSL da Telefonica. Outra coisa que eu tenho que
> configurar para poder enviar o email atraves do SMTP da Telefenica eh SMTP
> Authentication, SMTP AUTH.

isso nao sei pela falta de pratica. sou pobre. portanto minha
conexao eh discada. na realidade aqui no fim do mundo (canoas/rs) nao
existe banda larga ainda!!! quem sabe daqui ha uns 20 aninhos...

> - enviaram para a lista nao faz muito tempo um exemplo do arquivo .muttrc, o
> problema eh que ele era muito grande e eu fiquei perdido. Sera que alguem teria
> um exemplo mais simples ?!?!

fui eu. mas qual o problema dele ser grande. eh so vc adaptar ao seu
gosto, excluir as linhas que nao lhe servirem, etc, etc.
aqui vai ele de novo. adapte-o ao seu gosto.
#     login no debian: jaircsdebian
#     login no uol: jaircsdebian@uol.com.br
#     a permissao desse arquivo dever ser: -rw-r--r--
#     e tb esta oculto (um ponto na frente do nome do arquivo)
#
# --> as msg baixadas ficam armazenadas no arq /var/mail/jaircsdebian.
# --> o arq /var/mail/jaircsdebian sera criado quando este usuario
#      receber alguma msg.
#
#**   gerenciar os e-mails com o mutt
#     $  mutt
# --> ao executar o mutt pela primeira vez, ele pergunta se deseja criar o
#     diretorio /home/jaircsdebian/Mail, independente se existisse ou nao o
#     arquivo /home/jaircsdebian/.muttrc.
# --> configurar o mutt para ler as msg no arq
#     /var/mail/jaircsdebian
#     (no .muttrc: set spoolfile=/var/mail/jaircsdebian
# --> configurar o mutt para perguntar se deseja mover, apenas as msg
#     lidas, do arq /var/mail/jaircsdebian para o arq
#     /home/jaircsdebian/mbox (no .muttrc: set move=ask-yes) e
#     (set mbox=~/mbox
# --> fazer com que o arq /home/jaircsdebian/mbox seja um link simbolico
#     para o arq /home/jaircsdebian/evolution/local/Inbox/mbox, que eh a
#     caixa de entrada do evolution
#     $  ln -s /home/jaircsdebian/evolution/local/Inbox/mbox mbox
#
#     com as acoes acima leio os emails recem-chegados com o mutt e os
#     lidos com o evoluiton (outro qualquer).

#arquivo com lista de contatos
#set     alias_file=~/.mutt.aliases
#source  ~/.mutt.aliases

unset allow_8bit
unset arrow_cursor
unset ascii_chars
unset askbcc
unset askcc
  set attach_split
  set autoedit           # inicia o  editor sem perguntar pelo to, subject,...
  set auto_tag
  set beep               # beep em caso de erros
  set beep_new           # beep qdo chegar nova mensagem
unset bounce_delivered
  set check_new
unset collapse_unread
unset confirmappend
  set confirmcreate
  set copy               # mantem copia dos e-mails
  set delete_untag
  set edit_headers       # coloca o cabecalho no editor de mensagens
  set encode_from
  set envelope_from
  set fast_reply         # nao pergunta pelo to , for ... quando for reply
  set fcc_attach
  set fcc_clear
  set followup_to
unset force_name
  set forward_decode
unset forward_decrypt
unset forward_quote
  set hdrs
unset header
  set help
unset hidden_host
  set honor_followup_to
unset ignore_list_reply_to
  set implicit_autoview
  set mailcap_sanitize
  set mark_old
  set markers
  set menu_scroll
unset meta_key
unset metoo
  set mh_purge           # remove mensagens marcadas como apagadas
unset mime_forward_decode
  set pager_stop

set pipe_split
unset prompt_after
unset read_only
unset reply_self
  set resolve
unset reverse_alias
unset reverse_name
unset save_address
unset save_empty        # elimina a pasta qdo a ultima mensagem for removida
unset save_name
unset score
unset sig_dashes
  set smart_wrap
#  set sort_re

# Specifies how to sort messages in the index menu
  set sort=threads

  set status_on_top
unset strict_threads
unset suspend           # habilita Ctrl-Z -> suspende mutt
  set thorough_search
  set tilde
unset uncollapse_jump
unset use_8bitmime
unset use_domain
unset use_from
  set user_agent        # coloca User-Agent: Mutt/<Version> no cabecalho
unset wait_key
  set wrap_search
unset write_bcc

set abort_nosubject=no     # aborta, se a mensagem nao tiver subject
set abort_unmodified=yes   # aborta, se a mensagem nao sofreu mudancas
set delete=yes
set honor_followup_to=yes
set include=yes
set mime_forward=yes
# set move=no              # deseja mover mail-spool para $mbox?
set move=ask-yes           # deseja mover mail-spool para $mbox?
set postpone=ask-yes       # pergunta se deseja adiar mensagem
set print=ask-yes
set quit=yes
set recall=no              # pergunta se deseja enviar mensagem adiada
set reply_to=yes           # usar ou nao reply-to?

set attribution="* %n (%a) wrote:"
set charset="iso-8859-1"
set date_format="!%a %b %d, %Y at %I:%M:%S%p %Z"
set default_hook="~f %s | ~t %s"
set editor="vim '+/^$'"
# set folder=~/mail     # diretorio com todas as pastas
set folder=~/Mail       # diretorio com todas as pastas
set history=50
# set hostname="ratm"
# set hostname="mockbe"
set hostname="maq7"

set indent_str="> "   # quote das mensagens respondidas
set mail_check=30
set mark_old          # faz distincao entre mensagens antigas e novas
set markers
#set mbox=~/mail/Inbox 	# coloca os e-mails dentro do diretrio do usuario
set mbox=~/mbox		# coloca os e-mails dentro do diretorio do usuario
# set mbox=/var/spool/mail/jaircsdebian  # coloca os e-mails dentro do diretorio do usuario
set mbox_type=MAILDIR
set pager_context=3
set pager_index_lines=9
set pgp_timeout=1000
set postponed=~/mail/postponed # mensagens adiadas
set quote_regexp="^( {0,4}-?[>|:]| {0,4}[a-z0-9]+[>|]+)+"
set read_inc=20
set realname="jaircs.deb"
set record=+sent
set reply_regexp="^((re|RE|Re|r e|aw):[ \t]*)*"
set signature="~/assinatura.testing.unstable.jaircsdebian.22.06.2002.txt"
set simple_search="~f %s | ~C %s | ~s %s"
#set sort_alias=alias
#set sort_browser=alpha
# set spoolfile=~/mbox	# este eh o arq /home/jaircsdebian/mbox - onde o mutt le as msg
set spoolfile=/var/mail/jaircsdebian	# este eh o arq onde o mutt le as msg
set status_chars="-*%A" # status da caixa de mensagens
set tmpdir="/tmp"
set to_chars=" +TCF"  #default (Not to me, To me, CC me, From me)
set write_inc=10

set forward_format="(forw) [%a: %s]"
set index_format="%4C %Z %[!%d/%m] %-17.17F (%3l) %s"
set pager_format="%S [%C] %n (%l) %s"
set folder_format="%F %-8.8u %-8.8g %d %8s %N %f"
set status_format="-%r-Mutt: %f [Msgs:%?M?%M/?%m%?n? New:%n?%?o? Old:%o?%?d? Del:%d?%?F? Flag:%F?%?t? Tag:%t?%?p? Post:%p?%?b? Inc:%b? %?l? %l?]---(%s/%S)-%>-(%P)---"

auto_view text/html text/enriched application/x-gunzip application/postscript image/gif application/x-tar-gz application/pgp-signature
# ====================
#  teclas de atalho
# ====================
bind attach ' ' select-entry

bind index   \t      next-new
bind pager   \t      next-new
bind index   ' '     next-unread
bind pager   ' '     next-unread
bind index   V       show-version
bind pager   V       show-version
bind index   A       create-alias
bind pager   A       create-alias
macro index  S       <pipe-message>add_spammer.pl<enter>s="SPAM\n"
macro pager  S       <pipe-message>add_spammer.pl<enter>s="SPAM\n"

macro generic   ,ve   "!Eterm -e vim ~/.muttrc &\r"
macro generic   ,vu   ":source ~/.muttrc\r"
macro generic   ,va   "!Eterm -e vim ~/.mutt.aliases &\r"

bind index   P          recall-message
bind index   s          save-message
bind browser x          check-new
bind index   <pagedown> next-page
bind index   <pageup>   previous-page
bind index   x          sync-mailbox
bind index   a          tag-prefix
bind index   \;         tag-entry

macro index  \cb        "|urlview\n"
macro index  ,l         "l~N ! ~p\n"
macro index  ,n         "l~N\n"

bind pager     /   search
bind pager     L   list-reply
bind pager     b   bounce-message
bind pager     f   forward-message
bind pager     m   mail
bind pager     g   group-reply
bind pager     j   next-line
bind pager     k   previous-line
bind pager     :   enter-command
bind pager     p   previous-undeleted
bind pager     n   next-undeleted
bind pager     \n  next-unread
bind compose   \n  send-message
bind compose   s   send-message
bind pager ,p print-message

# =====================================
# Movimento do cursor
# =====================================

bind  pager   <up>     previous-line
bind  pager   <down>   next-line
bind  pager   <left>   exit
bind  pager   <right>  view-attachments
bind  attach  <left>   exit
bind  attach  <right>  view-attach
bind  index   <right>  display-message
macro index   <left>   "c?"
bind  browser <right>  select-entry
bind  browser <left>   exit

# ====================
# definição de cores
# ====================
color attachment white     magenta
color body      cyan       default  "ftp://[^ ]*"
color body     brightgreen default "[[:alnum:]][-+.#_[:alnum:]]*@[-+.[:alnum:]]*[[:alnum:]]"
color body      cyan       default  "<URL:[^ ]*>"
color bold      green      default
color error     red        default

color header    yellow     default  "^cc:"
color header    green      default  "^date:"
color header    yellow     default  "^from"
color header    brightcyan default  "^from:"
color header    yellow     default  "^newsgroups:"
color header    yellow     default  "^reply-to:"
color header    brightcyan default  "^subject:"
color header    green      default  "^to:"
color header    yellow     default  "^x-mailer:"
color header    yellow     default  "^message-id:"
color header    yellow     default  "^Organization:"
color header    yellow     default  "^Organisation:"
color header    yellow     default  "^User-Agent:"
color header    yellow     default  "^message-id: .*pine"

color indicator white      blue
color markers   red        default
color message   white      blue

color normal    white     default

color quoted    cyan      default
color quoted1   yellow    default
color quoted2   red       default
color quoted3   green     default
color quoted4   green      default
color quoted5   yellow    default
color quoted6   red       default
color quoted7   green     default

color signature brightred      default
color status    white          blue
color tilde     blue           default
color tree      brightmagenta  default
color underline yellow         default
color body      yellow         default  "[;:]-[)/(|]"
color body      yellow         default  "[;:][)/(|]"
color body      brightblue     default  "(http|ftp|news|telnet|finger)://[^ ]*"

color index     yellow         default  ~N
# color index     yellow         default  ~O     # esta linha altera as cores do indice das msg
color index	green		default ~O  # esta linha altera as cores do indice das msg
color index     brightgreen    default  '~s tgil'

color index     brightgreen    default  '~p'    #mensagem para mim mesmo
color index     brightcyan    default  '~P'    # mensagem que eu mandei
color index     magenta        default  ~F
color index     blue           default  ~T
color index     red            default  ~D

ignore *
unignore from: date subject to cc reply-to:
unignore organization organisation
unignore user-agent: x-agent: x-mailer: x-newsreader:
unignore newsgroups: posted-to:

unhdr_order *
hdr_order Date: To: Cc: X-Newsreader: X-Mailer: Organization: Organisation: User-Agent: Newsgroups: Reply-To: From: Subject:
#===========================================
# mostra apenas o texto , mesmo quando a
# mensagem estiver em html
#===========================================
alternative_order text/plain

set alternates=(jaircsdebian@uol.com.br)

folder-hook .    set timeout=30
#folder-hook .    set sort=threads
#folder-hook .    set sort_aux=date-sent

folder-hook "!"  set timeout=5

#folder-hook "!"  set sort=date-received
#folder-hook ".sent"  set sort=date-received
#folder-hook "work"  set sort=date-received

folder-hook .    set signature=~/assinatura.testing.unstable.jaircsdebian.22.06.2002.txt

folder-hook .    unmy_hdr *
folder-hook .    my_hdr From: jaircs.deb <jaircsdebian@uol.com.br>
folder-hook .    my_hdr X-Editor: Vim http://www.vim.org/
# folder-hook .    my_hdr X-Operating-System: Linux/`uname -r` (`uname -m`)
folder-hook .	my_hdr X-Operating-System: Debian GNU/Linux

## "lists" adds a list of mailing lists addresses
## so mutt knows about these for showing them in the folder indes
## and to allow replying to them with the command "list-reply".
## The first part of the address (up to the @) should be used here.
#unlists *      # remove old entries first
# lists `cd ~/mail/lists && echo *`
#lists `cd ~/Mail/lists && echo *`

unsubscribe *
# subscribe `cd ~/mail/lists && echo *`
# subscribe `cd ~/Mail/lists && echo *`

## "mailboxes" defines the list of folders to be checked for new mail
## Mutt both can show the number of mailboxes with new mail in the index and
## you can cycle through these after giving the "change-folder" command.  :-)
#mailboxes ! +lists
# mailboxes `for file in ~/mail/lists/*; do echo -n "+lists/$(basename $file) "; done`
#mailboxes `for file in ~/Mail/lists/*; do echo -n "+lists/$(basename $file) "; done`

# em caso de listas de discussao ,
# teclando shift + L , manda reply apenas para a lista
# sem CC para quem enviou a mensagem
#lists linux-br@bazar.conectiva.com.br
#lists debian-user-portuguese@lists.debian.org
#lists prog-br@bazar.conectiva.com.br