Nada no meu diretório de usuário roda

Olá pessoal, estou tendo um problema esquisito que nunca observei antes,

Estes dia fiz uma faxina no meu sistema (Debian potato 2.2r5) pois foi meu primeiro contato com o Debian, por isso saí instalando tudo quanto é pacote a partir do CD a torto e a direito, resolvi instalar o sistema com mais cuidado, assim reinstalei tudo e para não ter que copiar o /home sempre que eu fizesse uma alteração de distro eu a fiz em uma partição separada, tudo instalou na boa, re-editei o fstab pra reconhecer o meu /home normal, reloguei como o mesmo usuário anterior (ele inclusive manteve todas as configurações do Gnome - tela de fundo, etc), mas tenho vários programinhas em C (coisa simples) que estão compilados dentro dos diretórios do meu usuário e estes não executam mais de jeito nenhum com ./programa, verifiquei tudo, permissões de acesso, proprietário dos arquivos (fiz um chown -R usuario.usuario * e não adiantou nada) ta tudo certo e nada roda, dá a mensagem:

bash : Permission denied

se eu fizer um su pro root naquele terminal também dá na mesma, porém se eu logar outro terminal (texto) como root e tentar rodar aquele mesmo programa, dá certo, cheguei a copiar o comando ls pra dentro deste diretório e também dá na mesma.

, o estranho é que quando migrei do Conectiva 7 pro Debian foi usando este método e funcionava até hoje, só quando refiz a instalação resultou nisso.

Não tenho mais a menor idéia do que fazer, se alguém tiver uma dica, agradeço muito.

Valeu

Flavio Alberto