depoimento: problemas de instalacao

debian-maniacos:

sou um usuario "domestico" de debian, mas consegui convencer algumas
pessoas a me deixarem fazer uma instalacao do woody numa das maquinas
da rede onde trabalho como bolsista, na UFRGS. logo, me atrapalho um
pouco com configuracoes de rede (nis, nfs, etc), mas se a instalacao
lah ficar legal, eh possivel q todas as maquinas venham a ganhar uma
instalacao Debian (varrendo assim o RedHat 7.1 de lah... pessoalmente
nao aguento mais manter aquela distribuicao, eh chatissimo atualizar
os pacotes). portanto, observem a importancia de se fazer bonito hehe

adquiri o CD pre-woody vendido no FSL2002, e fui instalar na maquina.
no meio da instalacao, ele acusou um problema de dependencia no
libopenldap1-runtime (do tipo "overwrite": dois pacotes instalavam o
mesmo arquivo). dali por diante a instalacao parou e eu tinha q ficar
dando dselect->[I]nstall umas mil vezes, e ele ia instalando os pacotes
restantes um pouco a cada vez... isso foi muito frustrante pra quem
estava observando a instalacao, e pra mim q estava tentando fazer o
negocio andar. eu nao quis forçar o overwrite, pq achei q poderia
causar algum problema.
lah pelas tantas, e jah meio constrangido, eu desisti, abri o /etc/apt/sources.list, meti uma linha do deb testing e instalei tudo
via internet.

a segunda parte do problema aconteceu ao trocar do kernel 2.4.17 para
o 18. dei um apt-get install kernel-image-2.4.18-686, instalou tudo
bonitinho maravilha, mas ao retornar nao reconhecia mais o eth0. nao
sei como resolver isso sem recompilar o kernel, se alguem souber me
avise please. soh sei q ativei o 17 de novo no lilo e deixei assim.

por ultimo, consegui fazer o login via nis funcionar, mas ao montar
o /home via NFS tive o seguinte problema: o servidor do /home eh um
RedHat e, no caso, estah usando NFSv3, q nao eh suportado pelo kernel
instalado por default no Debian Woody. novamente, alguem sabe como
solucionar isso sem recompilar? acho q nao tem saida neh?
mesmo assim, ele parece ter montado, tanto q eu consegui entrar no
/home e ver o conteudo numa boa, soh q o login pelo nis dizia que
nao havia /home, e entao ele logava sem home mesmo.  meio paradoxal,
nao sei se tem a ver com o NFSv3.

bom, jah escrevi um livro aqui contando esses problemas, mas nao eh
tanto por querer as respostas, e sim pra dizer que:

- Debian eh muito muito muito bom, soh que as vezes fica dificil
demonstrar isso pras pessoas :o(  ainda estou sonhando com o dia em
que vc poderah colocar um CD do Debian na maquina e instalar sem se
preocupar com nada.  sei do esquema do progeny, estou aguardando
ansiosamente para que os desenvolvedores (deus louve sua bravura
hehe) consigam termina-lo logo.  eu gostaria de ajudar, mas esse
tipo de aplicacao nao eh a minha praia.

apesar das criticas que tive q ouvir enquanto instalava o Debian,
ainda acho que consigo convencer o pessoal de lah. para tanto, tenho
uma ultima pergunta: como que eu faco pra reaproveitar o cache do apt
entre todas as maquinas da rede, evitando assim ter q baixar os
pacotes novamente?

obrigado!

--
Rafael Jannone

Porto Alegre/RS Brasil :  earth ~ my body       water ~ my blood
Computacao - UFRGS     :  air   ~ my breath     fire  ~ my spirit
jannone@inf.ufrgs.br      Debian GNU/Linux @ SHINOBU 666.82 bogomips