Re: ip alias e rotas

> obrigado mais uma vez pela resposta. O que eu quero é que não ficou bem
> entendido ;) O esquema da rede é +- como você desenhou.
>
>                   +-------------+
> 10.0.0.0/24 ------| eth0 FW/GW  |---> Internet
> 200.x.y.z/24------| eth1        |
>                   +-------------+
>
> Deixa eu tentar ser mais explícito:
> quando eu dou os comandos rusers, rup, etc. da rede 10.0.0.0, aparecem os
> dados das máquinas das mesma sub-rede, certo? O que eu quero é que algumas
> máquinas da rede 200.x.y também apareçam na saida destes comandos. Para
> [...]

	Ops!  Mais fácil ainda então :-)  Esqueça toda parte de
gated/routed.  Simplesmente não faça NAT entre as máquinas da 10.0.0/24
para 200.x.y/24.  Isto seria algo como (com iptables):

iptables -A POSTROUTING -j MASQUERADE -t nat -s 10.0.0/24  \
  -d ! 200.x.y/24 -o eth2

	Veja que tudo que não for para 200.x.y/24 deve ser
mascarado.  Então simplesmente suas máquinas da rede 10.0.0/24 e
da 200.x.y/24 vão se ver.  Caso vc esteja usando rup através do endereço
de broadcast, daí provavelmente não vai funcionar, pois o linux não faz
forward de pedidos unicast/broadcast.  Aliás, acho que nem com o ip-alias
funcionaria.  Seria preciso enviar o rup direto para o host desejado.

[]'s