Re: Sistema Distribuido

Olah,

Naum sei se entendi direito, mas vc quer estruturar um cluster, neh?

Olha, basicamente (toh simplificando pra cacete, os puristas que me desculpem) vc tem duas opcoes: beowulf e mosix.

O primeiro, pega um processo e quebra ele em varias partes e distribui para toda a rede. Ele exige recompilacao do programa para que ele entenda as chamadas do sistema. Eh bom para processos demorados, como renderizacao, ou calculos muito complicados, como quebrar criptografia baseada em fatorial. O Debian tem um "pseudo" port chamado Debian-beowulf. Olhe na pagina de ports. Nunca testei o beowulf.

O segundo mantem a unidade do processo, mas distribui os processos entre todas as maquinas do cluster. Isso eh bom se vc sabe que seu problema eh o numero de processos e naum a duracao deles. Se vc tiver um processo muito demorado e ele cair para uma maquina que eh lenta, vc obtem pouca vantagem. Naum precisa de recompilacao do programa, mas precisa de patch no kernel e em varias ferramentas. Naum eh muito dificil. Enquanto estava montando uma rede na minha faculdade, aproveitei para testar o mosix e acho ele muito legal. Na epoca, o mosix naum estava empacotado ainda para Debian, mas, se estou bem lembrado, jah foi empacotado. Mas se vc estah pensando em distribuir processos muito complicados, naum vale a pena.

Espero ter ajudado. Essa eh apenas uma simplificacao! Existem muitas outras alternativas, mas todas elas acabam, fatalmente, caindo em uma dessa duas categorias: ou dividem o processo (para isso precisam recompilar o programa), ou dividem a pilha de processos, mas mantem a unidade do processo.

[]s

Pablo