Re: IRC/Proxy

Olah,

> Prezados Colegas,
>
> Finalmente estou de volta ao Linux. :)

Seja bem-vindo.

> E, como sempre, dúvidas surgem com o
> passar dos tempos...

Pra variar! Manda!

> - Gostaria de compartilhar minha conexão à INTERNET (Debian Linux) com uma
> rede interna (W98SE), mas não gostaria que isso se resumisse a apenas as
> portas 80, 110, 25 e 21. Gostaria de poder compartilhar todo o acesso, para
> que eu possar ter acesso IRC das demais máquinas...qual programa vocês me
> recomendariam?

Acho que a melhor solucao para isso eh IP Masquerading. Veja ipmasq.cjb.net . Se, alem disso, vc precisa acesso com IP valido (desde que vc tenha um IP valido sobrando) vale a pena fazer NAT. Leia o IPTables HOWTO em www.netfilter.org

> -  Qual o melhor cliente IRC para Deb. Linux? (X, non-X).

Putz, isso eh controverso pacas. Uso X-Chat e BitchX (X e naum-X respectivamente), mas muita gente vai ter muitas opinioes diferentes.

[]s

Pablo