Re: Configurar Som

Em Mon, 27 May 2002 12:00:30 -0300, "Thomé" <thome_linux@yahoo.com.br> escreveu:

> Olá!
>
> Problemas novamente no som... :-(
> Instalei a placa com o modulo es1317, e coloquei alguns parametros OK!! Mas
> qdo reinicio a maquina o modulo nao consegue ser carregado... Esses tais
> parametros q coloquei estao conforme o que aparece com relação ao som em
> /proc/pci. O problema é qual a forma correta de especificar esses parametros.
>
> ex:  I/O at 0xb800 IRQ=12   ou   IO 0xb800 IRQ12   ????

Do guia pratico (sgml, porque estou sem os htmls aqui e ainda não instalei
o debiandoc-sgml no notebook =D):

<sect id="modulos-na-mao">Como configurar módulos na mão
Os módulos que serão carregados na inicialização do sistema
podem ser configurados também sem o modconf. Basta listá-los
um por linha no arquivo <tt>/etc/modules</tt>.
Só há um problema. Alguns módulos, como o da placa NE 2000 precisam
de opções para serem carregados. Essas configurações, num sistema
comum seriam configuradas em <tt>/etc/modules.conf</tt>. Mas, o pacote
modutils do Debian sempre sobrescreve esse arquivo porque o gera
automaticamente, a partir de vários outros.
O certo é criar um arquivo em <tt>/etc/modutils/</tt> e rodar o
programa <prgn>update-modules</prgn>. Por exemplo. Para minha
placa de som Opti931 (clone de Sound Blaster Pro), que usa o
módulo mad16.o, eu uso o seguinte, no arquivo <tt>/etc/modutils/mad16</tt>:
<example>
alias mixer0 mad16
alias audio0 mad16
alias midi0  mad16
alias synth0 opl3
options sb mad16=1
options mad16 irq=10 dma=0 dma16=1 io=0x530 joystick=1 cdtype=0
options opl3 io=0x388
post-install mad16 /sbin/adreroute 14 8 15 3 16 6
</example>
nas manpages <manref name="insmod" section="8">, <manref name="modprobe"
section="8">, <manref name="modules" section="5"> e <manref
name="modules.conf" section="5">.
</sect>

/me acha que o mundo seria um melhor lugar pra se viver se todos lessem
o pratico =D

[]s!

Debian: <http://www.debian.org> * <http://debian-br.cipsga.org.br>