cliente nis em subredes diferente do server

Um problema com o NIS tem me deixado louco. Tenho uma máquina rodando
Woody que quando está na rede interna (10.0.0.0/24) funciona
perfeitamente. Quando passo para um endereço válido, quase tudo funciona:
pinga o mundo inteiro monta volumes NFS da rede interna, mas não dispara o
NIS (timeout), sendo que o servidor NFS/NIS está na rede interna.

Não é problema de configuração do firewall ou definição de rotas (um
conectiva antiga funciona perfeitamente aqui), nem bloqueio de IPs (pois
troquei das duas máquinas e a conectiva roda com o IP do woody). Coloquei
o ypserver no yp.conf, como recomendado no README.Debian do Nis, e nada.
Tem algo que falta ?

                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física   ----Debian-
Universidade Federal Fluminense      Alpha/K6/K7