Re: Bolado: Kernel 2.4 Destruiu minha partição ext2 (grande)

Olah!

    Pela descricao que o Alan deu e o fato de dar pau em ambas as versoes do 2.4.x, naum me parece um problema de software, mas de hardware. Vc estah usando ext3, neh?
    Sim, o kernel teve alguns problemas de corrupcao de filesystems, principalmente na versao 2.4.15 (um problema de sync que estava causando corrupcao geral), mas, como o changelog atesta, esses problemas foram resolvidos a partir da 2.4.16. Tenho usado ext3 com o parametro ordered em um drive IDE/ATAPI em um servidor de producao hah 3 versoes do kernel e naum tive nenhum problema de corrupcao. Esse servidor tb roda full-time sem no-break e jah passou incolume por varias quedas de eletricidade. Atualmente rodando o kernel 2.4.18.
     Quanto a usar patches de seguranca, soh uso o LIDS e desconheco esse grsecurity.
     Alan... vc jah testou em outro HD ou em outra IDE? Isso tah parecendo muito problema de hardware. Ou eh o HD ou a controladora.
     Quanto aos filesystems, o ext3 estah muito mais estavel e tem toda a experiencia acumulada no fsck do ext2, por isso acho o melhor sistema de arquivos para Linux hoje. O ReiserFS eh otimo tambem, mas ainda naum estah no ponto para servidores de producao. Os outros ainda estaum muito longe de terem a estabilidade desses dois e naum confiaria em nenhum deles para um servidor de producao (embora eu tenha uma particao com XFS soh para brincar - patches direto da SGI).
     Na duvida, formata em ext2. Se naum funcionar em ext2 a probabilidade de vc ter um problema de hardware eh quase 100% (dificilmente o ext2 dah pau). Se funcionar bem em ext2 por algum tempo, converta para ext3 (sim, isso eh possivel e nem eh taum dificil. Veja como nos arquivos da lista). Se der pau, aih vou comecar a ficar preocupado com o ext3.

     []s

     Pablo