Re: Impressao com CUPS

Em Segunda 13 Maio 2002 01:03 pm, MST - RS - Setor de Informatica escreveu:

> Alguem usa o CUPS de maneira satisfatoria? Quero dizer, imprimir em
> qualidade, com velocidade (como a opcao econofast do driver para windows)?

Uso de forma muito satisfatória, inclusive algumas pessoas acham inclusive
mais rápida a minha impressora (Cannon BJC-2100) imprimindo a partir de CUPS
do que do Windows.

> Como fazer para dar mais velocidade para a impressora, com qualidade?

Dependendo da sua impressora, especialmente se ela tiver driver da gimpprint,
esta pode ser configurada da forma mais "cheia de recursos" que eu conheço.

Normalmente velocidade é inimiga da qualidade, e qualidade é uma coisa
subjetiva e ajustável através da interface de configuração da impressora no
CUPS ie. lançando o endereço http://localhost:631.

Mas qualidade não deve ser o primordial , pois, vc. fala de modo econofast
(aliás, sua impressora deve ser uma HP a jato de tinta, certo ?, encoste a HP
e compre uma Cannon como a minha e passe a comprar tinta em frasco da Carbex
R$10,00 por 60ml na Kalunga, 4 cartuchos de tinta da HP irão pagar o
investimento da Cannon nova).

CUPS + gimpprint permite o ajuste contíguo dos parâmetros de qualidade das
impressoras.

> Como fazer para imprimir pela rede?

Usando IPP,  SAMBA, LPR, ou LPD. Como é a sua rede mesmo ? E qual a sua
impressora ? E qual o seu servidor de impressão. Vou setar uma rede IPP nos
próximos meses (não tenho pressa). Samba funciona bem e é fácil setar,
LPD/BSD também não é dificil, somente não sei como ficam os clientes Windows
(acho que devem encarar o Linux como um daqueles printer servers da HP). O
único que causa problemas é o LPR do System V que nunca vi funcionando.

Nota geral : CUPS é um dos melhores produtos open source que existem, sendo
inclusive licenciado pela Apple para fazer o suporte a impressão do MAC OS X