Ajuda qto a roteamento/delimitação de banda

Olá a todos

Estou escrevendo para pedir uma ajuda no sentido de onde achar alguma documentação mais mastigada ou se alguém puder dar uma dica .

Tenho a seguinte situação para resolver e não acho muita solução . Quero montar uma linux-box para controlar o tráfego/consumo dos usuários . A turma está escutando música, baixando iso, só q nisto, apenas 1 ou 2 se beneficiam, o resto fica para trás . Imaginei o seguinte :

          -   .3           .2  .1
máquina 1  \   +-----------+   +----------+
maquina 2 -----| linux box |---| roteador |-- internet
maquina 3  /   +-----------+   +----------+
          -

Considerando minha rede como : 200.0.0, o eth0 do roteador é o 200.0.0.1, do linux c/ duas eth, 200.0.0.2 e .3 .

Na minha cabeça, no roteador, para 200.0.0.0/24 a rota é o eth0 do box e para 0.0.0.0/32, para a internet .

Do box, para 200.0.0.0/24, é o eth1 . Para o resto, gw = 200.0.0.1

Para as máquinas, o gw é o 200.0.0.3 e pronto .

Dei uma lida no how-to sobre bridge, mas acredito q aquilo seja *muito* antigo, e não seja uma boa solução . Achei referência sobre o iproute, mas ficou a dúvida sobre se tratar de uma solução para isso .

Imaginei passar TODO o tráfego por dentro de uma máquina para poder usar algo como o CBQ para gerenciamento de banda, estrangulando os "devoradores de banda" .

Essa é uma linha "boa" de trabalho ? Sugestões ? Idéias (principalmente) ? ;-)
Desde já, agradeço por qquer ajuda a um gaúcho perdido no MT .
Cordialmente

Claudio