Ligações X não autorizadas

Olá

Quais são os ficheiros que controlam a ligação gráfica remota (e não
remota)?

Passo a (tentar) explicar o meu problema.

------máquina 1--------

após algumas modificações (que agora não consigo reproduzir) o xdm e/ou o
kdm recusam-se a funcionar.

Ou melhor eles arrancam, mostram o ecrã inicial deixam uma pessoa
colocar o "nome" e a "senha" mas depois não conseguem fazer arrancar o
gestor de janelas (kde,fvwm2,...). Tenho o wdm a funcionar mas
preferia o kdm.

-----------------------

------máquina 2--------

Não estou a conseguir ter autorização para fazer arrancar clientes X
quando mudo de utilizador.

Isto é, entro normalmente, o ambiente de janelas arranca, mas depois
se faço telnet para outra máquina, ou mesmo dentro da própria máquina
mas para outro utilizador, sou incapaz de fazer arrancar qualquer
aplicação gráfica.

É de notar que o inverso consigo, isto é estando numa máquina remota e
fazendo o telnet para esta consigo correr remotamente aplicações
gráficas.

Qual será o problema?

Quais os ficheiros a procurar/examinar?

Quais são os ficheiros "log" aonde se poderão procurar eventuais
mensagens de erro?

Obrigado pela atenção.

"with a litle help from my friends" :)

--