Re: Boot Remoto

    Eu nunca mexi com isso mas estou tencionando fazer alguns
    experimentos sobre isso, pelo que li (e vi) nenhuma placa de rede
    tem esse circuito e sim um conector de CI (Circuito Integrado) tipo
    Eprom (uma memória programável não volátil), nesta memória você
    grava a "imagem" de boot que se comporta como uma extensão da BIOS
    do micro só que adicionando o suporte de boot pela rede ou seja
    ativando a placa de rede antes de entrar um sistema operacional e
    tentando se comunicar com algum servidor de boot e assim prosseguir
    com o boot, aí você procura a imagem que será gravada nesta memória
    e com um gravador de Eprom voce grava a dita cuja (se vc entender um
    pouco de eletrônica ajudará bastante) os arquivos para várias placas
    de rede do mercado são curtinhos (16 ou 32KB) assim uma EPROM 27256
    provavelmente será suficiente.

    Procure mais informações em http://etherboot.sourceforge.net/

    PS: As placas mais "modernas" vem com um chipizinho minúsculo em
    baixo do soquete da Eprom, aquele chip eu creio que seja uma e2prom
    ou flash programável (que substitui a EPROM que é uma tecnologia já
    meio passada) na propria placa de rede e com algum software especial
    seja possível gravar esta "BIOS"

    Boa Sorte

Em 25 Apr 2002 15:54:58 -0300, Marcos.Nobre@stj.gov.br escreveu:
> Prezado Emerson Silva.
>
> vi (por um e-mail seu enviado a lista de discussão) que
> você estava (3/5/2001) tentando configurar estações
> para atuarem com boot-remoto.
>
> Gostaria de saber de você, onde (de que empresa) você
> conseguiu comprar placa de rede (qual) que tenha o circuito
> de boot-remoto, que seja "compatível" com linux.
>
> Me parece que esse é um grandiosíssimo problema hoje
> aqui no Brasil. Já liguei para milhoes de fornecedores em
> São Paulo e ninguém tem essa "coisa".
>
> Antecipadamente, agradeco sua ajuda.
>
> Marcos Nobre.

Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br
Linux User n. 257636

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br