interface de rede

boa tarde lista,

eu estou configurando meu host para acessar a rede, e estou com algumas dúvidas. Eu andei lendo algumas coisas mas...bem minha dúvida é de como faço para configurar meu host via dhcp.
eu fiz a configuração manual dos arquivos de configuração, mas o animal q vos escreve ao editar o arquivo interfaces em /etc/network apagou a configuração referente a interface lo. Resultado: minha eth0 levanta, mas a lo não !
alguém pode me ajudar ? o fogo é q eu esqueci o q tava escrito lá :-( !!!
só mais uma pergunta: tem alguma ferramenta no debian para a configuração da rede ?
tudo bem podem me chamar de múmia hehehheeh.

valeu !

andré